POSTAGENS


"Você pode sonhar acordado, pode acordar de um sonho ou pode viver um sonho na realidade de nossas idéias e conceitos."

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Armadilhas da tomada de decisão


Precipitação: começar a coletar informações e tirar conclusões sem antes gastar alguns minutos pensando no
'xis' da questão e em como você acha que decisões como essa devem ser tomadas.
Cegueira estrutural: empenhar-se na solução do problema errado porque você criou uma estrutura mental
para sua decisão, sem pensar muito, a qual o levou a negligenciar opções melhores e a perder de vista objetivos
importantes.
Falta de controle do base de análise: deixar de definir racionalmente o problema sob várias perspectivas ou ser excessivamente influenciado pelo conteúdo dos outros.
Excesso de confiança no próprio julgamento: deixar de coletar informações factuais importantes porque você está demasiadamente confiante em suas suposições e opiniões.
Atalhos míopes: basear-se em 'regras práticas'. como confiar implicitamente em informações de fácil acesso ou embasar-se em fatos convenientes.
Falar sem pensar: acreditar que você pode guardar na cabeça todas as informações que descobriu e, portanto, 'improvisar' em vez de usar um procedimento sistemático na hora de tomar uma decisão final.
Falta de gerenciamento de grupo: supor que o fato de ter pessoas inteligentes envolvidas resultará automaticamente em boas escolhas e, portanto, deixar de gerenciar o processo de tomada de decisão em grupo.
Iludir-se com o feedback: deixar de interpretar o verdadeiro significado dos resultados passados, seja porque você está protegendo seu ego, seja porque está se iludindo com os efeitos de uma análise retrospectiva.
Falta de acompanhamento: supor que a experiência disponibilizará suas lições automaticamente e, portanto, deixar de manter registros sistemáticos para acompanhar os resultados de suas decisões, assim como deixar de analisa-los de forma que eles revelem suas importantes lições.
Falta de avaliação do processo de decisão: deixar de criar uma abordagem organizada para entender seu próprio processo de tomada de decisão e. portanto. estar permanentemente exposto às outras nove armadilhas.

Um comentário:

Todo e qualquer comentário que possuir palavras ofensivas e (ou) indecorosas serão excluídos.